Entenda a diferença entre Psicologia Positiva e Positividade Tóxica


A psicologia positiva foi popularizada pelo psicólogo Martin Seligman. Em conferência na década de 90, Martin disse que a psicologia precisava dar um novo passo para estudar cientificamente tudo o que faz as pessoas mais felizes.

Já que, como explicou em seu livro "The Optimistic Child" (A Criança Otimista), "aprendemos a ser pessimistas pelas circunstâncias da vida". Em outras palavras: não nascemos pessimistas, somos moldados para ser. Sendo assim, podemos transformar nossos pensamentos negativos em pensamentos mais positivos.

Isso não significa que se deve fugir de todas as outras emoções, principalmente as julgadas como "ruins", para agarrar a felicidade a todo custo. Isso é o que conhecemos como positividade tóxica.

Como tudo na vida, o segredo está no equilíbrio. Devemos aprender a reconhecer, aceitar, acolher e aprender com o que cada emoção nos diz. Afinal de contas, todas elas são igualmente importantes.

A Psicologia Positiva é uma ferramenta excepcional, quando aplicada corretamente por um profissional. Já a sua distorção é completamente nociva para nós. Mas isso é papo para o próximo post.

Você já teve contato com a Psicologia Positiva? Como foi a sua experiência? 

Positivamente,

Casinha 🌼


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu filho tem medo de usar o vaso sanitário?

Mulher no Espelho (Pablo Picasso)

O que acontece quando a mãe não está emocionalmente presente?