Precisamos falar sobre saúde emocional masculina


 

Pense em todos os homens, em especial os que são importantes na sua vida (pai, cônjuge, filhos, irmãos, tios e amigos). A saúde deles é importante para você, certo? Então precisamos falar sobre a saúde emocional masculina, porque infelizmente eles não falam o suficiente sobre isso.

Uma boa saúde emocional é tão importante quanto o oxigênio, nós precisamos dela para sobreviver. Já diagnostiquei alguns homens com problemas de saúde emocional, mas é um processo muito difícil e longo para eles, porque eles sentem que se admitirem que precisam de ajuda vão parecer "fracos". Eles temem serem julgados e, por isso, não querem consultar um psicoterapeuta. Isso faz com que eles não consigam “se abrir” e compartilhar suas intimidades.

Mas se eles não “se abrem”, pode ser muito difícil para seus amigos ou familiares perceberem que algo está errado. Os homens nem sempre mostram os sinais que costumamos associar à depressão como, por exemplo, tristeza ou inquietação. Em vez disso, eles podem parecer zangados ou agressivos, o que impede que profissionais de saúde e pessoas próximas saibam que algo está errado. Como resultado, eles perdem a possibilidade de fazer o tratamento que precisam para se sentirem bem.

Minha mensagem para os homens é simples: tentem conversar abertamente sobre a sua saúde emocional. Sofrer em silêncio não é uma alternativa segura e saudável.

Já você, familiar, pode perguntar a eles com mais frequência sobre como se sentem. Também pode estar atento a mudanças em seus comportamentos, que possam ser sintomas de sofrimento. E se for necessário, dar apoio, ouvir e incentivar que esses homens procurem ajuda psicológica.

Saibam que do lado de cá, nós psicólogos estamos de portas abertas para acolher cada homem que precisa da nossa ajuda.


PositivaMente,

Milena 🌻


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perdão: o que isso tem a ver com sua saúde mental?

Como a Psicanálise e a Psicologia Positiva contribuem para o seu Florescimento

Quando a TCC e a Psicologia Positiva contribuem para o seu Florescimento.