Precisamos falar sobre empatia


 

Nossos dias têm sido de luta, mas para alguns os dias estão mais difíceis do que para outros.

Tem tanta coisa acontecendo que nós jamais seríamos capazes de compreender, a não ser que a gente passe pela experiência nós mesmos, mas a gente tem que tentar. Tentar ter empatia, se colocar no lugar do outro.

Para alguém que sabe que o outro está passando por um momento difícil e não sabe o que fazer ou dizer, e então imagina que o melhor é se afastar até tudo passar, por favor não faça isso!

Se você perguntar "o que posso fazer?". E ainda assim ela não te der uma direção clara, faça o que você puder de alguma maneira.

Arrume a casa da pessoa, prepare ou envie uma comida saudável e afetiva, mande uma mensagem falando que está disponível e realmente esteja, não se afaste mesmo que essa pessoa tenha dito que não quer ajuda, provavelmente ela não sabe o que fazer.

Pergunte se ela precisa de dinheiro emprestado, de tempo livre para cuidar de si mesmo ou do seu filho sem se preocupar com outras coisas. Pergunte se ela quer desabafar ou ter a sua companhia em silêncio. Só não diga que "vai passar", "que tudo vai ficar bem", só pq vc "pensa positivo", isso não é pensar positivo, isso é não ter empatia.

Por favor, não compare a sua jornada com a do outro, porque todas são diferentes. Não pergunte "qual é o problema" só por curiosidade. Não assuma que as pessoas já têm suporte suficiente, porque nem sempre é o caso.

Profissional, médico, psicólogo, professor, pedreiro, recepcionista, vendedor, não importa o que você faça, seja acessível ao seu cliente. Você pode melhorar a qualidade da vida daquela pessoa, simplesmente porque fez bem o seu trabalho e porque foi acessível quando ela te solicitou.

No final os dias difíceis passam, mas as relações ficam. E são nesses momentos difíceis que reconhecemos as pessoas ao nosso redor, e que vemos pelo que vale a pena lutar ou por quem vale a pena ter.

Seja empático, se coloque realmente no lugar do outro, não do seu. Isso positiva o nosso mundo.

PositivaMente,
Milena 🌻

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu filho tem medo de usar o vaso sanitário?

Mulher no Espelho (Pablo Picasso)

Como a Psicanálise e a Psicologia Positiva contribuem para o seu Florescimento