O que é autoconhecimento?


Eu te pergunto, você acha que se conhece a fundo? Se a resposta for sim, parabéns por isso, mas tenho certeza que você pode se aprofundar um pouco mais para se conhecer melhor; Por outro lado, se a resposta for negativa, então te darei algumas dicas que irão ajudá-lo no caminho do autoconhecimento.

Para Freud, o que temos consciência sobre nós mesmo é só a ponta de um imenso iceberg. Toda a parte do iceberg que está “abaixo do nível do mar” é inconsciente.

Autoconhecimento é conhecer-se de forma verdadeira, sincera, honesta e realista, fundamental para melhorar o bem-estar emocional, sendo um dos pontos fortes da inteligência emocional e é a chave para o desenvolvimento pessoal.

Exercícios de conscientização e autoconhecimento:

🧘🏽‍♂️ Pratique Mindfulness (Atenção Plena)
📖 Faça um diário das suas emoções
👥 Faça terapia
🎁 Abaixo te ensino uma atividade arte terapêutica que utilizo nas minhas sessões, vai lá ver.

Gostou das dicas?

Positivamente,
Milena Mendonça 🌻

📸 registro positivo: Glaciar Perito Moreno, Patagônia Argentina. 30 de dezembro de 2014.

📎 A técnica da Flor ou Árvore

Para essa atividade, você precisará de uma folha de papel em branco, um lápis e tintas de várias cores.

Você tem que desenhar uma Flor ou árvore, representando sua vida; nessa árvore ou flor o seu passado será representado pelas raízes e/ou início do tronco, o seu presente será o tronco e os ramos principais, folhas, pétalas, frutos o seu futuro.

Desenhe a sua árvore ou Flor, dê-lhe a forma que quiser, a textura e a cor que considera mais condizente com a sua vida, com o seu passado, presente, com as ideias e propósitos que tem para o futuro.

Quando terminar de desenhá-la, dê uma boa olhada em sua arte e depois pense nos sentimentos que ela lhe dá, você gostou? Não gostou? Talvez haja coisas no tronco ou nos galhos e frutas que você gostaria de mudar.

Caso queira fazer mudanças, pense em como pode mudar sua vida, suas metas, sua rotina; olhe para sua arte, pense em como esse processo o amadureceu, na sabedoria e experiência lhe deram para ser a pessoa que você é hoje.

Esta técnica é um excelente exercício de introspecção e visão de futuro para planejar novas “flores e frutos” transformados em projetos e metas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu filho tem medo de usar o vaso sanitário?

Mulher no Espelho (Pablo Picasso)

Como a Psicanálise e a Psicologia Positiva contribuem para o seu Florescimento