O conhecimento do próprio pensamento


Os benefícios da autoconsciência no local de trabalho 🧐

Para iniciar, acho importante esclarecer a diferença entre ✨autoconhecimento e

✨autoconsciência.

Apesar de ambas estarem ligadas, precisamos entender que são habilidades distintas.

Autoconhecimento implica em:

• saber o que gosta e o que não gosta;

• ter conhecimento sobre as próprias habilidades;

• conhecer a própria personalidade;

• entender as razões para traumas e comportamentos.

No entanto, quando falamos em consciência da consciência, a discussão é muito mais profunda. É como se a pessoa autoconsciente soubesse como funciona a lógica do próprio pensar.

As pessoas não nascem completamente autoconscientes. No entanto, pesquisas (A Neural Marker of Perceptual Consciousness in Infants – Science) também descobriram que as crianças têm um senso rudimentar de autoconsciência. Os bebês, acima dos 5 meses, possuem a consciência de que eles são um ser separado dos outros. Isso é evidenciado por comportamentos, como o reflexo em que um bebê procura um mamilo quando alguma coisa roça seu rosto.

Na Psicanálise, o nível do consciente faz parte da composição da mente humana. Para Freud, o estudo desse elemento é importantíssimo e recebe uma teoria super detalhada (consciente, subconsciente e inconsciente).

Nesse contexto, a consciência pode ser compreendida como sinônimo de pensamento.

A autoconsciência significa ter o conhecimento do próprio pensamento. No entanto, não parece óbvio que nós sejamos os únicos a conhecer como nosso pensar funciona?

Quanto mais nos propomos a esse exercício de se autoconhecer com autoconsciência, mais temos a oportunidade de entender como nos tornamos as pessoas que somos hoje, passamos a compreender que a única pessoa responsável por nossas escolhas e consequências, por conquistar e valorizar as nossas conquistas, bem como por cometer, assumir e superar as falhas SOMOS NÓS MESMOS.

A autoconsciência tem tudo a ver com conhecer nossos pontos fortes e nossas fraquezas, assim te ajuda em todas as áreas da vida, mas às vezes esquecemos o quão importante é isso no trabalho.
Ter autoconsciência significa ser capaz de reconhecer e compreender as próprias emoções, entendendo como cada uma delas pode impactar no dia a dia, na execução das tarefas, no
trabalho e nos relacionamentos. 

Uma pessoa que possui autoconsciência também consegue identificar como ela é vista pelos que estão à sua volta, aumentando sua noção de autoimagem. Isso acontece porque, quando o indivíduo sabe enxergar suas atitudes e emoções, compreendendo a forma como é visto pelo outro, sua visão de realidade se torna ainda mais ampla. Dessa forma, fica mais fácil estabelecer estratégias para melhorar seu rendimento individual e colaborar para o bom desempenho das equipes como um todo. 

 

Luciana🌸 e Lidiane 🌷


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu filho tem medo de usar o vaso sanitário?

Mulher no Espelho (Pablo Picasso)

O que acontece quando a mãe não está emocionalmente presente?