O ambiente está preparado para atender as necessidades de uma criança?

Já parou pra pensar o quão mais fácil seria para nós adultos se a criança tivesse um pouco mais de autonomia para desenvolver algumas atividades? E quão prazeroso é para a criança ter um pouco mais de liberdade, e sentir parte de todos os espaços da casa?

O ambiente de hoje será: COZINHA!

A cozinha é um espaço perigoso para a criança? Sim, lá existem equipamentos e utensílios que crianças não devem ter acesso. Mas, mesmo em espaços assim, precisamos que a criança entenda o que ela pode ter acesso e como fazer isso com segurança, e o que ela não pode.

Para isso, podemos tornar a cozinha um ambiente mais amigável e acessível aos pequenos. É importante que eles sintam que pertencem a esse espaço também. Afinal, a alimentação é parte essencial para o desenvolvimento humano, e é na cozinha que a preparamos. 

Eles amam ajudar! Adoram brincar de comidinha, criar receitas, misturar ingredientes. Adoram brincar com água e espuma na hora de lavar a louça. Adoram aprender coisas novas, colaborar com os adultos, e essa autonomia nos afazeres.

Arrasta pro lado para conferir algumas dicas que podem estimular os pequenos através do ambiente.

Afetivamente,

Allyne 🌼 e Deni 🌻 












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perdão: o que isso tem a ver com sua saúde mental?

Como a Psicanálise e a Psicologia Positiva contribuem para o seu Florescimento

Psicólogos online: a nova tendência da terapia.