Arquitetura é a história edificada

 “Arquitetura é a história edificada”, ouvi esta definição ainda na faculdade, ela reverbera em mim sempre. Sabe a história? A gente a constrói diariamente. Sabe todas as histórias que conhecemos? Foram construídas pelos nossos antepassados, fruto de escolhas, que eles fizeram diariamente, diante do contexto em que estavam inseridos. A arquitetura resguarda a realidade da sociedade que a consolidou.

Assim como outras artes, a arquitetura conta uma história, a grande diferença é que ela não é uma coadjuvante. Ela é palco das nossas vidas, reflexo das escolhas de governantes, de grandes artistas, arquitetos e engenheiros, mas principalmente ela é reflexo das escolhas pessoais de cada um, de pessoas comuns, que muitas vezes não tem conhecimento sobre ela, mas edificam sua história e de sua família. Para cada obra reconhecida arquitetonicamente, quantas mil arquiteturas empíricas, intuitivas são edificadas? Ambas têm seu valor, e contam histórias de uma mesma sociedade.

A cidade atual é um retrato da sociedade que a habita. Vivemos em uma sociedade adoecida, não apenas pela pandemia, mas especialmente pela falta de qualidade de vida e suas consequências para saúde física e mental. Nosso ambiente físico dá suporte as relações sociais e a todas as atividades que exercemos, tudo isso é fruto das nossas escolhas pessoais.

Te convido a refletir sobre qual fragmento deste retrato você tem controle? Qual a história que os ambientes em que vivemos conta? Que tipo de hábitos alimentamos, e por quê? Qual história estamos construindo para os nossos?

Sempre há tempo para mudança!

Afetivamente,

Allyne Amaral.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu filho tem medo de usar o vaso sanitário?

Mulher no Espelho (Pablo Picasso)

O que acontece quando a mãe não está emocionalmente presente?