Diário de Estudantes de Psicologia - Ensino

Boa tarde, professores! Estou aqui para fazer um questionamento sobre a forma atual de ensinar. Tenho sentido que estamos presos nos livros, esquecemos que somos seres complexos, mas existe um mundo cheio de coisas para nos ensinar. 

Por que só estudamos o que está nos livros? Por que não debatemos sobre o que está acontecendo fora da sala de aula? Por que não discutimos sobre o papel social da psicologia? Que profissional serei se não estou explorando o mundo, nem tendo contato com as diversidades? Que profissional vocês querem formar? Alguém que reproduz teorias prontas? Afinal, não estamos lidando com humanos? Seria interessante ver que existe um mundo além da universidade e do que está presente na literatura. A psicologia é produto do sistema capitalista, então por quê não estou questionando isso? Por que não estou estudando sobre grupos marginalizados pelo capitalismo? Psicologia é sobre acolher, somar, dar visibilidade para grupos historicamente silenciados e esquecidos, por quê não estamos falando sobre isso? Vamos continuar adaptando o indivíduo à sociedade, e não a sociedade ao indivíduo? Essa psicologia serve a quem, ao capital ou à sociedade?

A psicologia não está dissociada da discussão política, eu preciso ouvir isso e meus colegas também. Por mais que eu saiba que a psicologia tem que andar junto com as políticas públicas, eu me preocupo com as outras pessoas da sala, para mim não faz sentido só eu crescer em conhecimento ao longo do curso se meus colegas não crescem comigo. Empoderamento só faz sentido se for coletivo, não individual. O papel do psicólogo é muito mais que a clínica, e precisamos falar sobre isso. Fazer uma psicologia comprometida socialmente, que a sociedade não restrinja o papel do psicólogo como uma pessoa que "promove saúde mental". Psicologia é sobre enxergar o indivíduo e a sociedade como um ser complexo, não como uma teoria. 

É seguindo os passos de formiguinhas que avançamos, e é assim que as mudanças acontecem. A primeira pode acontecer a partir de hoje, se você ouvir o que falei e começar a discutir nas aulas o que está acontecendo fora dos livros.

Belle 🌼, Manu 🌼 e Bia 🌻 

arte por @manuellaartt

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu filho tem medo de usar o vaso sanitário?

Mulher no Espelho (Pablo Picasso)

Como a Psicanálise e a Psicologia Positiva contribuem para o seu Florescimento