Conciliar maternidade e trabalho

Criar amando, é como chamo meu processo criativo na maternagem. Contemplar meu maternar e meu trabalho. Ele fica grudadinho assim mesmo comigo o dia todinho. É fofo, né? Mas também é muito cansativo.

Com certeza outras mães positivas autônomas, que agora teletrabalham me entendem. Se organizar nas tarefas de casa, nas práticas de autocuidado, nas sessões online, teleconferências de trabalho e toda rotina comum é super complicado. Porém, é o possível a ser feito em meio a uma pandemia, reconheço que sou uma privilegiada e devo agradecer por isso.

Então, o que temos que fazer no momento é visibilizar a realidade e não romantizar. É essa a realidade de uma mãe, psicóloga e empreendedora. 

E sim, em um vídeo ou videochamada vocês terão que dizer oi a um bebê ou escutar seus gritinhos e respiração, e está tudo bem, não finja que não vê. Veja, e acolha. Olha que eu ainda estou tendo o apoio de minha mãe nas tardes. Porque Enrique, meu filho mais velho de 3 anos, está indo pra casa dela a tarde e só retorna a noite. Senão, além do bebê, teríamos a cia de um menininho muito criativo e perguntador rsrs

Visibilidade é necessária para sobreviver e conciliar a maternagem, a família e o trabalho em tempos de pandemia. Visibilizar e naturalizar a presença das crianças nos trabalhos de mães e pais. Não escondam as crianças! Elas estão presentes nesse cenário. E é uma excelente oportunidade para desmistificarmos o mito produtividade x filhos. Eu mesma fico extremamente criativa e produtiva. Talvez por naturalizar tudo isso.

Portanto, por lugar de fala, te darei algumas dicas, cuidador positivo, para ser mais produtivo:

- aproveite o início da manhã para o autocuidado;
- planeje muito bem tópicos para serem discutidos em reuniões, vídeos, lives. Que sejam objetivas e produtivas;
- usar meu maior aliado (a amamentação ou pos) para fazer as sessões de terapia. O bebê está mais tranquilo nesses momentos;
- escolher prioridades no dia e ser realista, tudo bem não conseguir dar conta. Já deixo todo mundo ciente que poderá haver imprevistos;
- sempre me adaptar as circunstâncias, ser flexível.

E vocês mães positivas, como estão conciliando? Ânimo as que teletrabalham, as que empreeendem, as que precisam sair para trabalhar e as que estão procurando trabalho. Maternidade e trabalho não é nada fácil em nenhuma circunstância, ainda mais numa pandemia. O importante é resistir e tentar se divertir. 

Positivamente,
Milena Mendonca 🌻

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu filho tem medo de usar o vaso sanitário?

Mulher no Espelho (Pablo Picasso)

O que acontece quando a mãe não está emocionalmente presente?