O Mindfulness é uma prática do budismo, que já existe há quase 3 mil anos e prega o “estar totalmente no presente’’. Em tempos de mídias sociais e diversas atividades tomando conta do nosso dia a dia, esta técnica de meditação convida você a parar por um momento e perceber como você se sente e o que se passa em sua mente, em seu corpo e no ambiente ao redor, sem críticas ou julgamentos.
Vários estudos já foram conduzidos a fim de comprovar os diversos benefícios do Mindfulness para o corpo e para a mente.
Os 10 principais benefícios do Mindfulness são:
• Aumento da capacidade de concentração
• Redução do estresse
• Melhora da função cognitiva
• Fim da insônia
• Proteção do cérebro
• Desenvolvimento da inteligência emocional
• Melhora da criatividade
• Melhora das relações interpessoais
• Aumento da imunidade
• Auxílio na perda de peso
E como praticar o Mindfulness? Vá para um lugar tranquilo, sente-se de forma confortável e deixe de lado qualquer distração, como celular, TV, computador, etc. Se necessário, avise que não deseja ser incomodado.
Configure um alarme para tocar após o período definido por você. Você pode começar com 2 minutos, por exemplo, e ir aumentando à medida que for se acostumando com a prática diária.
Feche os olhos e respire lentamente, focando nas sensações da sua respiração e do seu corpo.
Se sua mente vagar, traga sua atenção de volta à respiração.
Quando terminar, abra os olhos lentamente e perceba como você se sente. Faça uma pausa por um segundo, entre em sintonia com sua mente, seu corpo e seus sentimentos antes de retomar suas atividades.
Você pode praticar o Mindfulness em diversos momentos do dia. Basta parar e focar no momento: no que estiver fazendo, nos seus pensamentos, nas sensações do seu corpo, no que acontece ao seu redor.
Para obter todos os benefícios do Mindfulness, a regularidade é fundamental. No entanto, não se critique quando não conseguir praticar a atenção plena. O importante é saber recomeçar e encarar esta atividade como uma atitude positiva e gentil em relação a si mesmo.

Com carinho,
Isadora Lacerda
#mindfulness


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