Benefícios de participar de grupos terapêuticos


A participação em terapias de grupos traz uma série de benefícios e possibilidades terapêuticas que pode facilitar a escolha dessa modalidade de tratamento por parte dos seus membros. No grupo, os participantes são convidados a expor seus medos, problemas e dificuldades de forma acolhedora e sem julgamento.
O psicólogo, como o facilitador desse trabalho, faz suas intervenções quando necessário. Os outros participantes interagem contando suas experiências, angústias e dores. No grupo há um
espaço seguro para essa troca, assim como na terapia individual, o sigilo é um componente indispensável entre os membros.
Outro aspecto importante a ser considerado no grupo terapêutico é a igualdade em que são tratados todos os membros do grupo, com respeito e dignidade. Os encontros podem ser semanais ou quinzenais, a participação em grupos terapêuticos não dispensa a terapia individual, porém, pode ser uma escolha viável para quem não pode financeiramente fazer o atendimento individualizado.
Os grupos ajudam as pessoas a se sentirem pertencentes a uma comunidade. Os participantes percebem que outras pessoas vivenciam dores parecidas com a sua e que eles não são únicos a vivenciar aqueles problemas; além disso, o espaço de troca dentro do grupo facilita o apoio para as questões de dificuldade entre os participantes.
Ao observar o comportamento de outros participantes e o resultado de suas ações, o membro do grupo tem a oportunidade de aprender e testar um novo comportamento. Também traz a possibilidade de fortalecimento de vínculos afetivos, aumentar a autoestima e a adaptação ao modo de vida.
Na literatura existem diversas pesquisas que comprovam os benefícios da terapia em grupo. O que ainda dificulta o acesso das pessoas a esse tipo de terapia é a falta de informação sobre a efetividade do grupo terapêutico e a vergonha de se expor diante de outras pessoas.
Com mais consciência de como funciona o trabalho em grupo e da sua eficácia, você pode se beneficiar do apoio recebido pelos membros do grupo, da troca de experiências que facilitam a aprendizagem, conhecer pessoas que passam por problemas parecidos e se sentir acolhido em sua dificuldade. Além de investir um valor menor devido ao custo mais baixo que a terapia individual.
.
Com amor, Emanuela



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu filho tem medo de usar o vaso sanitário?

Mulher no Espelho (Pablo Picasso)

Como a Psicanálise e a Psicologia Positiva contribuem para o seu Florescimento