Quando a TCC e a Psicologia Positiva contribuem para o seu Florescimento.

Por, Emanuela Hora - psicóloga 


Dentro da Psicologia existem diversos tipos de abordagens terapêuticas, dentre elas, há a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), que pode te auxiliar no tratamento de vários transtornos psicológicos como, ansiedade, depressão, fobias, transtornos alimentares, traumas, estresse e dependência química.





A terapia cognitiva comportamental tem como premissa básica que a maneira como as pessoas interpretam o que acontece com elas, determina como sentem e se comportam. Ou seja, como as pessoas se sentem e o que elas fazem, são afetados pela forma como ela pensa.


“Entre o que acontece comigo e minha reação ao que acontece comigo, há um espaço. Neste espaço está a minha capacidade de escolher minhas respostas e definir o meu destino” (Stephen Covey )


A terapia cognitiva comportamental é breve, específica e focada no problema do cliente. Nela, o psicólogo busca identificar padrões de pensamentos que antecedem comportamentos e sentimentos que trazem sofrimento ao cliente, utilizando técnicas para corrigir as distorções cognitivas, crenças, pensamentos automáticos e esquemas disfuncionais que impedem que ele tenha um funcionamento mais positivo.


Sabendo que a forma como alguém interpreta os eventos da vida é determinante para que o nível de bem-estar dela seja alto ou baixo, agregando as técnicas da TCC e as pesquisas da Psicologia Positiva, que é o movimento científico que estuda o bem-estar e a felicidade, você pode florescer ainda mais.


Florescer, de acordo com Martin Seligman, considerado pai da Psicologia Positiva, é o processo de funcionamento positivo do ser humano, isto é, quando se cultiva emoções positivas, o engajamento, propósito de vida, relacionamentos positivos e realizações, podemos alcançar a felicidade autêntica.


A Psicologia Positiva tem o poder de transformar a sua vida, contribuindo para sua saúde, relacionamentos positivos, aumento da produtividade. Através da Psicologia Positiva você pode identificar o que tem de melhor, suas forças, virtudes e valores, o que contribui para aumentar o seu nível de bem-estar e satisfação com a vida. Quem é mais feliz tem mais sucesso, mais saúde, são mais prósperos e tem relacionamentos interpessoais mais saudáveis.


A TCC junto com a Psicologia Positiva pode mudar a sua história de vida, potencializar seus resultados, te oferecendo o caminho para seu florescimento. 


Com amor e positividade, Emanuela Hora.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu filho tem medo de usar o vaso sanitário?

Mulher no Espelho (Pablo Picasso)

O que acontece quando a mãe não está emocionalmente presente?