Como a TCC e o Tatadrama contribuem para o seu florescimento.


Por, Isadora Lacerda – psicóloga

A Terapia Cognitivo Comportamental, ou TCC, é uma das diversas abordagens da psicologia. Ela entende a forma como o ser humano interpreta os acontecimentos e como eles nos afetam, e não os acontecimentos em si. Ou seja: é o entendimento de como cada pessoa vê, sente e pensa com relação a uma situação que causa desconforto, dor, incômodo, tristeza ou qualquer outra sensação negativa.
Essa abordagem é bastante específica, clara e direta. É utilizada para tratar diversos transtornos mentais de forma eficiente. 



Seu objetivo principal é identificar padrões de comportamento, pensamento, crenças e hábitos que estão na origem dos problemas, indicando, a partir disso, técnicas para alterar essas percepções de forma positiva. A TCC se destina ao tratamento dos diferentes transtornos psicológicos e emocionais tais como: ansiedade, depressão transtornos psicossomáticos, transtornos alimentares, fobias, traumas, dependência química, entre outros.

E é dessa forma que tenho florescido ano após ano, pois também faço terapia nessa abordagem, aprendendo semanalmente como nossas crenças muitas vezes nos boicotam e nos manipulam através dos pensamentos disfuncionais.

Porém, sempre fui uma pessoa curiosa e determinada e, devido a esse perfil, vivo buscando me aprimorar, aperfeiçoar e conhecer novas técnicas que possam somar na minha vida pessoal e profissional, pois quanto mais me trabalho mais me fortaleço, me transformo e floresço, contribuindo para o florescimento e o empoderamento dos meus pacientes como pessoas melhores para si e para o mundo. E é lindo demais acompanhar esse movimento!

Devido a essa curiosidade, a essa vontade de aprender e continuar buscando ferramentas para ajudar o próximo e a mim mesma, conheci o TATADRAMA. O Tatadrama é um conjunto de dinâmicas sensoriais e corporais, com fundamentação na espontaneidade do ato de brincar, associada a técnicas do Psicodrama e do Sociodrama. Seu objetivo é facilitar a vivência e o redimensionamento da temática do universo do indivíduo em suas inquietações sob os aspectos pessoais, sociais, educacionais, culturais e de saúde. Sua dinâmica tem como principal recurso o uso de um conjunto de bonecos e bonecas de pano, cujas figuras são trabalhadas para promover o autoconhecimento, revelar segredos, estimular sentidos, emoções, consciência corporal e imaginação.

Graças a essa experiência que adquiri com o uso do TATADRAMA, hoje me sinto uma pessoa mais forte e ainda mais consciente das minhas questões pessoais, e consciente também de que o florescer é eterno e de que quanto mais damos atenção a ele mais ele crescerá. Com isso, faço um convite: permitam-se olhar para dentro! Só assim iremos florescer e contaminar o mundo com amor, empatia e muita positividade.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu filho tem medo de usar o vaso sanitário?

Mulher no Espelho (Pablo Picasso)

O que acontece quando a mãe não está emocionalmente presente?