Psicólogos online: a nova tendência da terapia.


Por, Milena Mendonça - psicóloga 

Os Psicólogos “online" vêm desenvolvendo um novo fazer psicoterápico e cada vez mais, sendo demandados para atendimentos nessa modalidade. Afinal, a terapia online tem igual eficácia para a maioria dos casos e conta com uma série de vantagens em relação a psicoterapia tradicional.



Qualquer abordagem psicológica pode ser contemplada pela modalidade online e particularmente vejo em minha prática muitos bons resultados. Em especial pela associação que faço da Psicanálise com a Psicologia Positiva.

Normalmente utilizo a ferramenta Skype ou Facetime para realizar minhas sessões online. Faço desde meu consultório. E os pacientes online e presenciais fazem parte da mesma agenda.

Adoro o tête-à-tête possibilitado nas sessões presenciais, mas as sessões online também têm outras grandes vantagens:

1. Positive-se de onde estiver.

Só é necessário conectar-se a internet para a terapia ser realizada. Em qualquer lugar e de qualquer lugar do planeta! Permite maior flexibilidade de trabalho, sem deslocamentos, inclusive possível em férias e viagens, tanto para o paciente, quanto para o profissional. Utilizo bastante essa modalidade com pacientes que residem fora do país, por estes quererem ser atendidos em sua língua materna.

2. Flexibilidade de horários.

Permite que adapte ao seu trabalho e a sua rotina familiar. Ao ser online, otimiza seu tempo, por não perdê-lo com esse deslocamento.  

3. A escolha do Psicólogo.

Além de poder ser atendido de qualquer parte do mundo, o paciente também pode escolher o profissional de qualquer lugar do mundo. Sendo mais fácil a adesão e eficácia terapêutica ao ser atendido por um profissional que admira e se identifica.

4. Confidencial.

Essa vantagem existe tanto na modalidade online quanto na presencial. A confidencialidade é regulamentada e garantida pela ética do profissional psicólogo. O que existe na psicoterapia online é apenas um maior anonimato, já que o paciente não precisa ficar "exposto" numa recepção para realizar a psicoterapia.

Quando falo sobre a psicoterapia online, surgem alguns questionamentos: Quais as demandas para a Psicoterapia Online? Quem pode fazer? Quais os “problemas" psicológicos podem ser resolvidos através dessa modalidade?

Com a psicoterapia adquirimos novos mecanismos, geramos empatia, rompemos ideias limitantes e escassas, melhora nosso bem-estar, aumenta nossas fortalezas e possibilita nosso florescimento. Tanto a modalidade online, quanto a presencial possibilita essa transformação.

A psicoterapia online se adapta a algumas mudanças da sociedade e, sobretudo, às necessidades das pessoas que buscam ajuda psicológica. Porém, existem algumas limitações, pelo menos para mim. Não conseguiria manejar um paciente psicótico ou realizar psicoterapia familiar na modalidade online, por exemplo. Cabe ao profissional ter a sensibilidade e experiencia de entender quais são as suas limitações.

A sociedade muda, e a Psicologia desde sua origem sempre adotou a essas mudanças e foi quebrando paradigmas. Como o surgimento da Psicologia Positiva, por exemplo, um modelo não tão novo, mas ainda pouco conhecido. E, a meu ver, outra tendência que psicólogos atualizados deveriam aderir. Como um complemento de suas abordagens psicológicas. E claro que quando falamos em psicologia positiva, nós não falamos sobre a ditadura do pensamento positivo que vemos na publicidade e senso comum, mas de uma orientação apoiada por numerosas investigações científicas e que servem para tratar uma infinidade de problemas. E sim, a meu ver, uma mudança de paradigma necessária para evolução da nossa ciência. Exatamente como a modalidade online, vejo como uma evolução do nosso fazer psicológico. A Psicologia é uma ciência muito rica, de extrema necessidade e potencialidades, porém ainda pouco explorada e muito enrijecida, infelizmente pelo nosso próprio meio.

A regulamentação da terapia online pelo nosso conselho mostra que nosso conselho está alinhado com o progresso da nossa prática, o que é excelente para nós profissionais e principalmente para os pacientes que se beneficiam da Psicologia. Que sigamos inovando no fazer psicológico e florescendo nossa ciência e especialmente nossos pacientes.

Com carinho, Milena Mendonça.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Seu filho tem medo de usar o vaso sanitário?

Mulher no Espelho (Pablo Picasso)

Como a Psicanálise e a Psicologia Positiva contribuem para o seu Florescimento