O que é Dependência Tecnológica


Por Isadora Lacerda – Psicóloga

Os vícios, ou hábitos repetitivos que degeneram ou prejudicam o viciado e os que o cercam, acompanham o ser humano desde seu surgimento e ao longo de sua evolução. De acordo com o momento histórico da humanidade os vícios também se transformaram: substâncias e hábitos ligados à natureza evoluíram para substâncias e hábitos ligados ao consumo e ao conhecimento industrial e tecnológico.



Drogas sintéticas disputam espaço com drogas derivadas da coca e do ópio. A dependência em álcool coexiste com o consumo descontrolado de bens materiais.

Nesse panorama, que acompanha a popularidade de tecnologias digitais, enfrentamos agora
os prejuízos e quadros de dependência que elas podem ocasionar e que configuram um “novo” vício: a nomofobia ou dependência digital.

A nomofobia caracteriza-se pela ansiedade que resulta da “incapacidade de comunicação” na ausência de aparelhos celulares e computadores.

Essa incapacidade de comunicação geralmente se traduz pela restrição ao acesso a redes sociais, a jogos eletrônicos on-line ou mesmo ao consumo de notícias e informações via internet. Mesmo algo que, em princípio é algo extremamente positivo, como o hábito de leitura, pode se transformar em uma camisa de força caso esse mesmo hábito fique preso ao uso de e-readers que necessitem de conexão à internet para funcionar.

Como resultado da dependência, a pessoa que sofre de nomofobia, quando não está conectada, frequentemente:


  • Tem seus momentos de prazer comprometidos;
  • Não aproveita a realização de atividades e interação em eventos sociais;
  • Apresenta baixo desempenho em tarefas do cotidiano (escolares e profissionais);
  • Apresenta prejuízos físicos ligados ao prolongado sedentarismo. 



Situações como essas podem gerar prejuízos psicológicos (baixa autoestima, depressão e fobias sociais) e sociais (solidão e isolamento).

A dependência, entretanto, pode ser tratada de psicoterapia, podendo necessitar de suporte medicamentoso e de algumas modificações no dia-a-dia, como estipular tempo para o uso da internet e habituar-se a desligar celulares e computadores em determinados períodos do dia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu filho tem medo de usar o vaso sanitário?

Mulher no Espelho (Pablo Picasso)

O que acontece quando a mãe não está emocionalmente presente?