Como se alimentar bem nas férias


Férias não precisam ser sinônimo de bagunça na alimentação, para provar isso separei algumas dicas para vocês. Uma boa programação das suas refeições com escolha natural e saudável, evitando exagero e associando a prática de atividade física são pilares importantes para férias equilibradas.



Programe-se, deixe pequenos lanches prontos como frutas lavadas e secas, sanduiches naturais, bolacha integral e castanhas pra você levar para onde for durante o dia. Lembre-se também de levar uma garrafa de água pois hidratação é fundamental.
Na hora de comer fora dê preferência por restaurantes de comida caseira que invistam em ingredientes naturais ou self-service. Conhecer um lugar novo inclui experimentar sua gastronomia, essa é uma ótima oportunidade de colocar em prática algumas das ideias do movimento Slow Food: apreciar a culinária local que privilegia pequenos produtores, além de sentar-se à mesa e degustar o prato sem pressa. Lembre-se de dar uma olhada nas opções disponíveis e opte por alimentos sem fritura e excesso de sal, invista sempre nos vegetais e alimentos integrais, na sobremesa temos opções mais saudáveis como frutas, picolés ou sorvetes naturais sem adição de açúcar.

 
Feijoada Vegana de shitake e tofu defumado, farofa de maracujá, couve , laranja e brotos

Nhoque de bata doce com soja, batata rústica, macarrão integral ao molho branco vegano, bolinhos de couve flor e hambúrguer de grão de bico

Aproveite esse clima de relaxamento de férias e mande o estresse embora. Associe a alimentação saudável com a prática de alguma atividade física, pode ser uma simples caminhada, natação ou pedalada; além de movimentar o corpo ajuda a queimar calorias consumidas a mais nas férias.

Sorvete de Banana e Morango 

Frutas, mix de castanha e sementes , bolacha integral orgânica, biscoito de arroz integral, requeijão de macaxeira. 

Requeijão de Macaxeira 



Lembre-se que exageros podem acontecer em uma ou outra refeição, especialmente se for conhecer um restaurante que serve uma deliciosa comida típica, não precisa se privar desses prazeres, o que vale é o equilíbrio! Por outro lado, o período de férias pode ser o pontapé inicial que faltava para que você inicie sua mudança nos hábitos alimentares, pois nesse período temos mais tempo livre e menos estresse no dia a dia, tornando mais fácil a adaptação às mudanças na alimentação. Tenha férias saudáveis, divirta-se!

Abraço, Maria Irlan - Nutricionista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu filho tem medo de usar o vaso sanitário?

Mulher no Espelho (Pablo Picasso)

O que acontece quando a mãe não está emocionalmente presente?