Como lidar com o fim do relacionamento

Geralmente terminamos uma relação porque não admiramos mais o outro, em conjunto com vários outros fatores, mas esse sempre é o principal motivo. Por um bom tempo o outro vai estar te julgando, e mesmo você sabendo que essencialmente você não é essa pessoa que você estava sendo no relacionamento com seu/sua ex, saiba que se você tornar o término mais complicado aí sim, essa pessoa vai ter motivos pra dizer pra ela mesma “ainda bem que eu terminei esse relacionamento!”
Facilite as coisas, aceite o término. Tudo que você puder fazer pra cortar vínculo com essa pessoa faça. Tranquilamente, sem dramas. Coopere!

Tente se colocar no lugar de quem terminou. Mesmo sendo algo extremamente difícil, tente. Quando nós terminamos um relacionamento nós não queremos voltar atrás, muito pelo contrário, existe um motivo pelo qual o seu/sua ex terminou com você (não importa se a culpa foi de fato sua, ou se o “inferno” foram os outros, a decisão foi tomada, aceite) e quando o ser humano toma uma decisão ele vai inconscientemente usar todos os mecanismos possíveis em sua mente e/ou buscando apoio nas pessoas mais próximas para que essa decisão seja mantida e ele/ela esteja certo(a)!
Então, se você dificultar esse ponto final pode ser que isso piore e dificulte ainda mais uma possível reaproximação futura. Não tem como prever se quem terminou, vai querer voltar. Mas pelo menos assim você terá uma chance, dificultando o término, a chance é quase nula!
Em minha experiência clínica nesse assunto, percebi que todas as vezes que nós facilitamos a quebra de um vínculo, e nos mostramos pessoas fortes e prestativas, o nosso/nossa ex pensa milhões de vezes se não deveria voltar! A dica que dou nesse caso é: tenha paciência! E quem não tem, saiba que provavelmente é esse o motivo das coisas não estarem dando certo na sua relação!
Aproveite esse tempo para analisar porque você quer mesmo voltar com essa pessoa. Talvez tenha sido melhor pra você também. Pense se vale a pena lutar? Se vale a pena ter? Se a resposta for sim, então tenha muita paciência, talvez esse tempo seja suficiente para seu/sua ex perceber que você mudou, e volte a te admirar, um tempo pra ele/ela também perceber que vale a pena tentar mais uma vez.
Com carinho,
Psicóloga Milena Mendonça ♥

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu filho tem medo de usar o vaso sanitário?

Mulher no Espelho (Pablo Picasso)

O que acontece quando a mãe não está emocionalmente presente?