O que determina a diferença de gênero?

Por, Milena Mendonça, psicóloga

No mês que comemora o dia da mentira, que tal quebrar alguns tabus? Informação é sempre a melhor arma para não cairmos em "mentiras culturais."
.

Para você o que determina as diferenças de gênero? Os fatores biológicos? Ou socio-histórico-culturais?
.
Antigamente os compêndios de saúde analisavam as semelhanças dos órgãos genitais, e com o surgimento do capitalismo, os compêndios passaram a analizar as diferenças entre os órgãos sexuais, seguindo o padrão capitalista de interpretar o mundo. Buscando exclusão, justificada pela categorização e diferença. O que facilitaria esse grupo (feminino) a aceitar mais facilmente (através dessa categorização) que elas são biologicamente feitas para o trabalho doméstico e materno, devido a essa “predisposição biológica".
.
Em 1935, a antropóloga Margaret Mead publica o livro “Sexo e temperamento em três sociedades primitivas”. Ela fez o seguinte questionamento em seu estudo: seriam as diferenças entre o homem e a mulher meramente biológicas? Depois de ter estudado e analisado três tribos primitivas, culturalmente diferentes, a resposta científica redundou num atónito não.
.
Na primeira tribo analisada, Mead verificou que tanto os homens como as mulheres eram de temperamento pacífico. Por contraste, na segunda tribo os dois géneros já tinham uma atitude guerreira. E na terceira e última, os Tchambuli (como eram conhecidos na época), constatou-se o caso mais curioso: os homens passavam a maior parte do tempo se enfeitando para ficarem bonitos, cuidando dos afazeres domésticos, cuidando dos filhos, enquanto as mulheres trabalhavam arduamente - o completo oposto do rótulo masculino e feminino, no mundo ocidental. Inclusive nos dias de hoje.


.
Então pergunto a vc: O quanto do papel social feminino e masculino seu foi de fato algo formado por vc? ou definido pelo outro? Pelo social? Difícil responder isso né? Por mais que desde 1935 a gente saiba que não existem papeis biologicamente estabelecidos como masculino e feminino, que é algo cultural, até hoje escutamos “isso é coisa de homem” e “isso é coisa de mulher”.
.
Abraços, Milena Mendonça, psicóloga 🌻

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu filho tem medo de usar o vaso sanitário?

Mulher no Espelho (Pablo Picasso)

O que acontece quando a mãe não está emocionalmente presente?