A Saúde Mental da Mulher

Por: Milena Mendonça, psicóloga.

Apesar dos fatores genéticos ou hormonais influenciarem, especialistas consideram que os fatores sociais, como sobrecarga de trabalho, pressões sociais estéticas, viver em situações de violência psicológica ou física, que predispõe o desenvolvimento de transtornos como depressão, ansiedade e transtornos alimentares que estão entre os mais comuns na população feminina.

Como é ser mulher hoje em dia?

Ha poucas décadas, nosso trabalho era somente cuidar da família, atualmente cuidamos da família além de trabalharmos fora de casa também. Porém, alguns homens, seguem trabalhando fora de casa sem compartilhar com a companheira as atividades domesticas. Cenário que felizmente está mudando, mas ainda é muito comum. Portanto, para algumas mulheres, que são sobrecarregadas com essa dupla jornada, sem ajuda do companheiro, vivenciam em sua rotina um maior número de acontecimentos estressantes, o que justifica que o índice de transtornos mentais sejam mais elevados entre as mulheres que nos homens.
Como ser uma mulher feliz?

O atual dilema é que, se as mulheres não estão de acordo com o tradicional papel subordinado de esposa e mãe, estão competindo com homens em ambientes de trabalho masculinizados. Se elas optarem pelo desenvolvimento de uma profissão e maternidade, elas devem decidir por duas funções difíceis de conciliar que irão gerar insatisfações e conflitos pessoais.
É necessário ter um projeto de sua própria vida que não se baseie nas pessoas ao seu redor. Não só ser "filha de ...", "esposa de ..." ou "mãe de ...", mas ter motivações, tempo para se relacionar e poder tomar decisões para se sentir satisfeita e plena.

Defina um cronograma para o trabalho doméstico, para ter tempo para realizar atividades, treinar, interagir, se divertir. E divida essas tarefas da casa e responsabilidade com a família com seu companheiro, afinal a responsabilidade é dos dois! Se não conseguir isso através de um dialogo amigável, tente a ajuda profissional, a psicoterapia aumentará sua autoconfiança e ajudará a resolver esses dilemas e pontos de conflito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu filho tem medo de usar o vaso sanitário?

Mulher no Espelho (Pablo Picasso)

Como a Psicanálise e a Psicologia Positiva contribuem para o seu Florescimento