Postagens

Entenda a diferença entre Psicologia Positiva e Positividade Tóxica

Imagem
A psicologia positiva foi popularizada pelo psicólogo Martin Seligman. Em conferência na década de 90, Martin disse que a psicologia precisava dar um novo passo para estudar cientificamente tudo o que faz as pessoas mais felizes. Já que, como explicou em seu livro "The Optimistic Child" (A Criança Otimista), "aprendemos a ser pessimistas pelas circunstâncias da vida". Em outras palavras: não nascemos pessimistas, somos moldados para ser. Sendo assim, podemos transformar nossos pensamentos negativos em pensamentos mais positivos. Isso não significa que se deve fugir de todas as outras emoções, principalmente as julgadas como "ruins", para agarrar a felicidade a todo custo. Isso é o que conhecemos como positividade tóxica. Como tudo na vida, o segredo está no equilíbrio. Devemos aprender a reconhecer, aceitar, acolher e aprender com o que cada emoção nos diz. Afinal de contas, todas elas são igualmente importantes. A Psicologia Positiva é uma ferramenta exce

Será que eu preciso de terapia de casal?

Imagem
A terapia de casal te ajuda a ter uma visão mais ampla das questões do seu relacionamento. Isso quer dizer que ela beneficia a todas as relações, até mesmo aquelas que não têm um grande conflito em específico. Mas geralmente as pessoas procuram a terapia de casal quando já existe esse conflito (ou um conjunto deles) abalando a relação. Os mais comuns são: Insatisfação, Infelicidade, Desentendimento, Ausência de comunicação, Pensamentos de separação, Fracasso nas tentativas de reaproximação, Segredo familiar, Incompatibilidade, Etc. Então, respondendo a pergunta inicial desse post, todos nós precisamos e podemos contar com a terapia. Seja de casal, familiar ou individual, online ou presencial, você pode sim colher todos os benefícios dessa especialidade. Você já fez psicoterapia? Já pensou em fazer terapia de casal? Entre em contato e faça Terapia de Casal aqui na Casinha!

5 benefício da Terapia de Casal, pra você deixar o receio de lado e ir em busca da sua felicidade

Imagem
Muita gente se questiona se a Terapia de Casal realmente funciona. E a resposta é: sim! Funciona tanto na modalidade presencial, quanto na online. O que importa é o real interesse, de ambas as partes, em fazer dar certo. Outra coisa bastante comum, e isso pode até ser o seu caso, é as pessoas terem algum tipo bloqueio para procurar por essa terapia. Isso porque, em uma sociedade cheia de tabus como a nossa, não somos ensinados e incentivados a buscar por terapia, ainda menos a de casal. Mas saiba também que essa vertente tem muitos benefícios pra você, pra pessoa que é sua parceira e pro relacionamento de vocês. Confira alguns deles: Melhoria das capacidades de se expressar e escutar com acolhimento de ambas as partes. Auxilia no convício saudável e melhorando a forma de lidar com as qualidade e defeitos próprios e do parceiro. Desenvolve a flexibilidade de ambos. Trabalhando sempre a tolerância, a empatia e o respeito. Reduz atritos desnecessários, através da melhora da comunicação. F

Entenda o que é Terapia de Casal

Imagem
  Terapia de casal é a vertente da psicoterapia que, como seu nome já diz, atende a casais. Através de suas técnicas, essa vertente guia os casais a compartilharem, ouvirem e conversarem com o outro sobre são suas necessidades e questões, de um jeito assertivo e mais acolhedor. Assim, com a mediação profissional, ambos aprendem a compreender as demandas individuais de cada um, a sair da zona de conflito e buscar soluções. Já fez ou faz terapia de casal? Se você ainda não fez, mas pensa sobre, entre em contato e saiba como fazer sua terapia de casal aqui na Casinha. 

3 dicas para lidar com o luto

Imagem
O luto é um processo de assimilação. É como um conjunto de processos que nosso sistema psicológico busca uma adaptação de uma realidade que tenha mudado. Ou seja, é assimilar a mudança na vida. A dor existe para entendemos a profundidade dessa mudança. É importante que doer, para desenvolvermos nossas fortalezas diante desse enfrentamento. Não é saudável se anestesiar. É importante o enlutado ter um papel ativo nesse processo para poder se empoderar. Claro que além do tempo, podemos trabalhar nosso psicológico para assimilar o luto de forma mais rápida e saudável. Darei então três dicas para lidar com o luto: 1) Desenvolvermos aos poucos a consciência dessa nova realidade. Ir percebendo as inaplicações dessa perda em sua vida. E buscar soluções para cada uma delas. 2) Se abrir a dor. Porque as emoções chegam para nos, para nos trazer aprendizagem e informações. 3) Revisar os significados. Todo esse caos que pode romper a forma de entendimento do mundo, há que se ressignificar. A terapi

Perder funciona como uma janela de reflexão

Imagem
  É diferente como sentimos a falta do que vemos todos os dias ao que vemos em datas comemorativas apenas. Ou onde há uma relação de apoio muito próxima ou um maior distanciamento. Não estou questionando o que é melhor ou pior, simplesmente falo de como afeta de formas distintas. Outro fator que influencia muito é a nossa capacidade de lidar com nossas emoções, óbvio. Ou nossa capacidade de sairmos fortalecidos de situações difíceis em geral, nossa capacidade resiliente, isso também influencia em como afeta a nossa vida. E um aspecto que não se fala muito, mas que considero muito importante nesse aspecto, são as nossas crenças sobre a morte ou sobre a perda. Perder funciona como uma janela de reflexão, um momento em que nos damos conta do que verdadeiramente é importante, e em muitas ocasiões torna-se um tempo em que ficamos mais cuidadosos com as nossas relações. Ou onde replanejamos prioridades ou metas, para darmos mais relevância às relações mais importantes. Continua na próxima se

3 dicas para usar o celular e as telas com equilíbrio

Imagem
Será que podemos usar algumas estratégias para minimizar um pouco o impacto do uso do celular? A resposte é: claro que sim! Comece tendo 3 coisas em mente: 1. Saiba quais são as suas prioridades. 2. Tenha empatia: se coloque no lugar do outro, ele provavelmente se sente menos importante que o seu celular. 3. Use a tecnologia de forma saudável, com consciência e não no automático. Além disso, visualize a cena: você em um café conversando com um amigo. Foque nisso e não coloque o celular sobre a mesa. Caso esteja esperando uma mensagem importante, avise ao amigo e quando notificado e se atenha ao que era esperado, sem navegar “rapidinho” pelas redes sociais. Isso por respeito mais do que qualquer outra coisa. Pelo encontro com o outro ser especial. Não normalize checar o telefone em interações sociais. Decida como e quando usar o celular, ativamente. Agora vamos fazer um exercício? Preste atenção em quando alguém começa a contar algo importante para você, então observe suas reações e a v

Quantas vezes priorizamos o virtual em detrimento do real?

Imagem
  A cada dia que passa, os aplicativos nos proporcionam experiências tão incríveis, que não percebemos que estamos cada vez mais fechados nas nossas bolhas virtuais. E assim também fica cada vez mais difícil de sairmos delas. A verdade é que temos que escolher lutar contra isso, como sociedade, como famílias e como indivíduos. Levando em consideração, que o uso saudável desses aplicativos são de fato relevantes e importantes para facilitar nossas vidas. Mas é necessário também reconhecermos os riscos, para poder preveni-los. Precisamos retomar o controle de decidir conscientemente como usamos os aplicativos. Infelizmente a tecnologia não parece ter avançado o suficiente, para ser emocionalmente saudável. Como tem sido a sua relação com o celular? Já observou esse fenômeno em suas relações mais próximas? Reflita um pouco sobre isso PositivaMente, Milena 🌻

Comportamentos que sabotam seu processo terapêutico

Imagem
Talvez uma das maiores complexidades da terapia seja que ela não funciona como os outros campos da saúde, onde o tratamento específico que aborda os sintomas é indicado e, após um tempo estabelecido, espera-se que o paciente melhore. Embora sigamos parâmetros, tratamentos e técnicas específicos, cada caso e cada paciente é diferente e, portanto, a abordagem e os resultados também serão diferentes. É um processo não linear e dinâmico, cujos caminhos muitas vezes são incertos até começarem a transformar. À medida que você avança, os propósitos e objetivos podem variar. Se você já iniciou seu processo terapêutico, mas sente que não está funcionando, pode refletir se algum desses indicadores está presente em você: Só enfrenta seus incômodos durante a hora da terapia; Não aplicar o que refletiu nas sessões no seu dia-a-dia; Omitir detalhes por receio de ser julgado; Cancelar as sessões constantemente; Não falar com seu psicólogo toda a informação sobre eventos passados e anseios do futuro.

SOBREviventes x SUPERviventes

Imagem
A pandemia matou a vida que a gente vivia, a exceção da polarização política, essa segue firme nos acompanhando. O que vemos agora como protagonistas são os SOBREviventes e os SUPERviventes. Em um extremo os SOBREviventes lutando contra a pandemia, isolados o máximo que podem em suas casas, respeitando protocolos de segurança ditados por organizações oficiais, aguardando a vacina, sofrendo com os danos psicológicos do distanciamento social e ambiental. Do outro os SUPERviventes, que se negam a viver enlutados e preferem criar seus próprios critérios para se permitirem seguir vivendo a vida da maneira mais normal possível, sofrendo com a doença de fato e o julgamento social. Os extremos são manifestações de feridas narcísicas e essas feridas antecedem grandes transformações. Segundo Freud, três feridas narcísicas históricas foram responsáveis por grandes mudanças na humanidade: A primeira foi protagonizada por Copérnico, quando ele nos apresentou o sistema heliocêntrico (a terra, ou sej