Como melhorar o aproveitamento de cálcio no organismo?

Esse mineral é necessário para coagulação do sangue, contração muscular e constituição óssea. Sua biodisponibilidade (quantidade desse composto presente no alimento que pode ser absorvida e utilizada pelo organismo) é intensificada pelo ácido cítrico. Ela é mais eficiente no inicio do intestino delgado e do intestino grosso. Por isso que a flora intestinal deve estar adequada para produzir um meio ácido. Não basta simplesmente ingerir o cálcio, é preciso saber a quantidade que conseguimos absorver do mineral existente no alimento.



Quanto precisamos ingerir de cálcio por dia? Ninguém sabe com precisão a quantidade de cálcio diário para a manutenção da saúde. A recomendação a ser seguida, por ser considerada mais segura, é a dos Estados Unidos, de 1000 mg por dia. Ela é superestimada. Mas cada país tem a sua tabela e os que não tem seguem a que acham mais válida.

A ingestão de cálcio para os vegetarianos que ingerem leite e queijo regularmente, não há problema. Para os vegetarianos estritos elas costumam ser abaixo do recomendado (a tabela dos EUA), entre 500 mg a 700 mg/dia que para muitos indivíduos essa quantidade costuma ser suficiente. Podemos dizer também que para melhorar o aproveitamento de cálcio pelo organismo precisamos:

- Consumir alimentos ricos em cálcio como gergelim, brócolis, acelga, tofu, feijão azuqui, batata doce, feijão branco, cebolinha, espinafre.
- Ter bons níveis de vitamina D, Magnésio e vitamina K;
- Diminuir a ingestão de sal;
- Ter uma alimentação com teor adequado de proteínas (0,8 a 1 g de proteína por kg de
peso corporal por dia);
- Praticar atividade física;
- Evitar o consumo de álcool em grande quantidade;

Com amor, sem dor. Angie

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu filho tem medo de usar o vaso sanitário?

Mulher no Espelho (Pablo Picasso)

O que acontece quando a mãe não está emocionalmente presente?