A importância de desenvolver Autocontrole


O autocontrole é a capacidade que temos de decidir autonomamente em qualquer situação que surja e orientar essas decisões para o que realmente queremos alcançar. Decidir serenamente tanto em decisões que afetam nosso entorno, quanto aquelas que afetam nosso interior.

Uma pessoa com autocontrole é também aquela que se encontra em situações dolorosas como um diagnóstico de doença terminal, e decide entre as opções de permitir seu desequilíbrio interno pelo evento ou controlar suas emoções para proporcionar bem-estar e a força de sua família (isso afetando seu interior primeiro).

Na psicologia, o autocontrole é tomado como uma peça fundamental para a saúde mental, física, psicológica e emocional de cada pessoa. É uma característica que está naqueles que se mantêm "em sã consciência", pelo menos a maior parte do tempo. Em seguida, quero mostrar alguns passos simples para alcançar o autocontrole. Depois de aplicá-las, você verá, sem dúvida, grandes mudanças em você.


  • Pense nas coisas positivas que aconteceram contigo


Normalmente, com o passar do tempo, nos lembramos dos nossos momentos negativos mais facilmente em nossas vidas … Todas as coisas ruins e desagradáveis ​​que aconteceram conosco ou que fizemos estão latentes.

Sua tarefa é exercitar seu cérebro para lembrar o positivo, para rememorar aquelas cenas em que você esteve cheio de felicidade pelas conquistas que alcançou, cheio de satisfação por algo bom que aconteceu ao seu redor e cheio de emoção para trazer alegria a outros.

Aumente sua auto-estima através da memória daquela coisa maravilhosa que você viveu, graças a você e ao que o rodeia. Graças a suas realizações e sucessos, é fundamental para o autocontrole, porque você simplesmente se lembrará de sua coragem e capacidade de alcançar os objetivos com que sonhou, sua capacidade de ser feliz e harmonioso dentro de si mesmo.

  • Equilibre razão e emoção

Normalmente, quando vamos tomar uma decisão, nossos padrões mentais tendem a nos levar a um caminho emocional que é racional e lógico. É importante equilibrar essas emoções com a razão, reprogramar sua mente para pensar nos resultados em vez de nos prazeres imediatos.

Isso é alcançado com consciência, com autoconhecimento. Em sua vida você também deve dar o passo que leva ao equilíbrio interno contra qualquer decisão ou caminho que você vai tomar. Pense nos resultados que você deseja obter e aplique a objetividade para escolher o plano de ação que o ajudará a alcançar o que deseja.

  • Viva como deseja

Tome a decisão dentro de si mesmo de viver uma vida consciente, de transformar sua realidade naquilo que você realmente quer, de passar seus dias fazendo as atividades que você ama e sendo feliz. Uma das principais causas das pessoas com falta de autocontrole está apenas sendo submetida, praticamente todos os dias, às decisões que os outros tomam para elas.

Você deve tomar as decisões necessárias para alcançar o que deseja… Sim, isso significa superar ou controlar seus nervos, fobias, medos, etc. E a psicoterapia está aí para te auxiliar também nisso.

  • Seja paciente consigo

Lembre-se de que tudo tem seu fluxo natural e seu processo a ser cumprido. Basta começar a olhar para sua linha da vida e você verá como cada dia você se aproxima da pessoa que você quer ser e dos resultados que você deseja obter.

Essas são as 4 dicas para florescer autocontrole. Simplesmente comece das pequenas mudanças para as complexas mudanças dentro de você. Analise no final de cada dia como você fez exatamente naquele dia em termos de autocontrole… 

Lembre-se do que você fez e analise se você realmente fez isso porque queria ou porque influências externas o levaram a fazê-lo. Não se castigue por ter feito algo errado em algum momento, em vez disso, pense que você pode se sair bem da próxima vez, e que você receberá uma recompensa sua pela conquista.  

A intenção é que você reconheça o privilégio que a sua vida representa neste planeta, o valor que o seu ser tem de fazer parte da história existencial do nosso mundo. Você verá que vale a pena viver feliz como sempre sonhou, tomar as decisões que nascem dentro de você. E com isso, alcançar a plenitude e ajudar aqueles que trabalharam duro para tornar este mundo melhor.

PositivaMente,
Milena Mendonça

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu filho tem medo de usar o vaso sanitário?

Mulher no Espelho (Pablo Picasso)

O que acontece quando a mãe não está emocionalmente presente?