Ensine ao seu filho a ter habilidades importantes para uma vida feliz com a educação emocional

O que você deseja para o seu filho? Essa é uma pergunta de Martin Seligman, em seu livro “Florescer”. A maioria das pessoas responde “Felicidade”. Mas, você cria seu filho para ser feliz?

Segundo a Miriam Rodrigues, minha mentora do Curso sobre “Educação Emocional Positiva” e autora do livro com o mesmo título, ensinar e aprender a construção de uma vida feliz está relacionado a utilização de nossas forças pessoais nos projetos de vida, a ser otimista, a pensar de um jeito certo e a manter laços afetivos e ter uma vida com propósito e significado. Você cria seu filho assim? Precisamos pensar em prevenção, precisamos pensar em educar nossos filhos para serem saudáveis emocionalmente.



O bem estar, o otimismo e as habilidades sociais podem ser aprendidas. E o que é a educação emocional? É ensinar as nossas crianças a perceberem suas próprias emoções, a nomear, a verbalizar e ter um comportamento positivo. Quando ensino a educação emocional, é como se tivesse vacinando essa criança, estamos criando um sistema imunológico emocional. Cuidar da saúde emocional da criança é importante porque podemos prevenir psicopatologias decorrentes da falta de habilidade de administrar suas emoções. De acordo com Miriam Rodrigues, os principais objetivos da educação emocional são:

- Ajudar a criança a perceber suas emoções;
- Ensinar a ter empatia;
- Reconhecer e compreender as diferentes emoções;
- Ter, diante da emoção, um comportamento construtivo;
- Ajudar a identificar as próprias forças pessoais;
- Promover emoções positivas;
- Construir e fortalecer os relacionamentos positivos;
- Ensinar habilidades sociais e cognitivas para enfrentar as adversidades
- Promover o sentido, o engajamento

Se aproxime da criança, ofereça afeto, ajude a identificar as emoções, a nomear e lidar com elas. Sugiro que você busque escolas que trabalham com a inteligência emocional, procure um Psicólogo para trabalhar a educação emocional com ela também. Lembre: Se você tivesse aprendido essas habilidades na infância, teria tido uma vida com mais bem estar? Com certeza sim! Cuidar da infância é muito importante para uma sociedade saudável. Sua criança merece, o mundo também! Cuidemos das nossas crianças.

Com amor, Emanuela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perdão: o que isso tem a ver com sua saúde mental?

Como a Psicanálise e a Psicologia Positiva contribuem para o seu Florescimento

Como o cérebro e o intestino se conectam.