Mindful eating. O que é comer Comer Consciente?


Por Maria Irlan - Nutricionista 

Mindfulness ou Atenção Plena é uma técnica que consiste em focar toda a atenção ao momento presente e pode ser utilizada por qualquer pessoa, independentemente de sua religião, cultura ou crença.

Mindful Eating (comer consciente) é a prática do Mindfulness no ato de comer, um caminho para se sentir bem enquanto constrói um relacionamento mais saudável com a comida. O objetivo é dá instrumentos para entrar em uma jornada de autoconhecimento e revisar hábitos alimentares.





Mindful Eating tem sido utilizada em problemas de comportamento alimentar como a obesidade, anorexia, bulimia e compulsão alimentar. Foi recomendada pelo Dietary Guidelines Advisory Committee ao governo americano como uma das melhores formas de controle de peso.
  
Abaixo citamos algumas características de comportamento diante de uma alimentação realizada de maneira consciente ou quando entramos no modo automático. 

COMER DE FORMA CONSCIENTE 


  • Estar sintonizado com a experiência de comer, atento aos 5 sentidos.
  • Estar atento às pistas de fome e saciedade.
  • Sentir e saborear a comida, prová-la verdadeiramente.
  • Prestar atenção ao processo de comer.
  • Observar os seus gatilhos emocionais: as emoções que o fazem comer mais ou menos.
  • Satisfazer a fome de forma adequada.
  • Adaptar uma atitude Mindful enquanto come,aceitando a experiência sem julgar a si mesmo.
  • Tomar consciência de suas escolhas alimentares. 
  • Observar os pensamentos que estão relacionados com a comida que foi ingerida ou vai ingeri. 
  • Deixar fluir pensamentos críticos e conectar-se cada vez mais no momento presente. 
  • Observar as emoções sentidas antes e depois de comer. 
  • Demonstrar compaixão e aceitação por si próprio e pelos outros. 


COMER DE FORMA AUTOMÁTICA 

  • Comer de forma inconsciente.
  • Alimenta-se de forma rotineira e sempre da mesma maneira. 
  • Realizar outras tarefas no mesmo momento em que está comendo.
  • Pular refeições.
  • Ignorar as pistas fisiológicas da fome.
  • Continuar a comer apesar de se sentir saciado. 
  • Comer para obter conforto ou acalmar algum desconforto emocional. 
  • Comer como se estivesse distraído da realidade ou perdido em seus pensamentos. 
  • Acreditar que tem pouco ou nenhum controle sobre sua alimentação. 
  • Permitir que a "rotina" ou a "não rotina" ditem seus hábitos alimentares. 
*Traduzido e adaptado de Eating mindfully, por Susan Albers.


Experimente comer de forma consciente, essa técnica vai além de controlar problemas relacionados com o comportamento alimentar e o peso. Os seus benefícios melhoram a qualidade de vida de todas as pessoas.


Abraço, Maria Irlan.

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