Por que é importante tirar férias?


No início de cada semestre costuma ser ofertado várias opões de cursos nas mais variadas áreas para públicos de várias idades. Embora nós psicólogos há algum tempo já alertamos sobre a importância do ócio, é preciso consideramos que se por um lado vivemos tempos competitivos e parece vantajoso preenchemos nosso tempo livre com essas atividades curriculares. Especialistas alertam, entretanto, que se dedicar horas seguidas ao estudo ou uma única atividade traz poucos benefícios. Escolher prioridades e se decidir a elas, sem exageros, é a melhor opção. E ainda tirar uma folga dessa atividade sempre que puder.


Então, nesse momento, dedique-se ao ócio, ao tempo livre. Porém um tempo livre saudável, positivo. Descubra atividades de lazer que farão com que você tenha uma boa saúde e melhore sua qualidade de vida.

Nos tempos modernos, de conexão, raramente nos dedicamos ao ócio de maneira positiva, geralmente queremos nos entreter ou ocupar a nossa cabeça. nos desconectando com nós mesmos, e nos relacionando com o celular ou aparelhos eletrônicos. Invertemos as prioridades, se conectar hoje é mais importante do que se relacionar.

Por isso as atividades de lazer são tão importantes, porque dão energia positiva à pessoa, refrescam a mente e ajudam a longo prazo a manter a saúde e a ter equilíbrio. Além disso, também foi demonstrado que praticar atividades prazeirosas tem um efeito positivo na vida de uma pessoa. O prazer motiva, aumenta a confiança e melhora a auto-estima, fundamental para se sentir bem conosco.

Atividades recreativas também servem para socializar. Elas são uma maneira de estar com os entes queridos e desfrutar, além de nos dar a oportunidade de conhecer novas pessoas, criar novas amizades e aprender coisas novas. O lazer também nos aproxima da natureza, o que relaxa o corpo e a mente. Porém o ócio deve sempre ser destinado a criar, nunca a consumir.

Então te pergunto, quando foi a última vez que você passou um tempo esvaziando sua mente, relaxando e fazendo coisas que te divertem? Talvez você estivesse no seu celular, ou ocupando sua cabeça com alguma atividade. Todos os dias você tem a sensação de ter menos tempo para desfrutar de lazer e atividades que te relaxam? Entende porque uma vida em que o lazer, com tempo livre e dedicada a pequenos prazeres equilibrada com o trabalho, atividades e responsabilidades é importante? Ainda estamos em período de férias. Se você ainda não desfrutou de qualquer atividade que o relaxe e faça você se sentir bem, ainda há tempo para isso. Não sabe por onde começar? Tente descobrir começando um processo psicoterápico, não espere as férias acabarem, comece a olhar pra você agora.

Com carinho, Milena Mendonça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perdão: o que isso tem a ver com sua saúde mental?

Como a Psicanálise e a Psicologia Positiva contribuem para o seu Florescimento

Como o cérebro e o intestino se conectam.