O que é Nutrição Comportamental

Por, Maria Irlan - nutricionista
Nutrir o corpo com saúde e vitalidade vai muito além de simplesmente contar calorias. A nutrição comportamental estuda como os seres humanos se relacionam com a alimentação, levando em consideração tanto o consumo de alimentos quanto o comportamento relacionado a ele. Trata-se de uma nutrição baseada no comportamento.

A Nutrição Comportamental propõe a mudança de comportamentos sem perder os significados da alimentação e a capacidade crítica. Ela defende que o foco não seja apenas o peso eliminado pela pessoa, mas sim o bem-estar emocional e a melhora na qualidade da saúde, independentemente, de quantos quilos tenham sido perdidos. Respeitar a fome física e a saciedade, a vontade de comer e obter também prazer por meio da alimentação.
Como resultado desse processo alcançamos uma mudança de mentalidade e hábitos alimentares com mais leveza e adesão, no qual os resultados se fixam de forma mais duradora e natural. Tornando o ato de comer saudável uma experiência prazerosa e contínua.
Para atingir estes objetivos a Nutrição Comportamental defende uma orientação nutricional fundamentada em estratégias de aconselhamento nutricional, técnicas de terapia cognitivo-comportamental, técnicas do comer intuitivo e do comer com atenção plena que possibilitam a mudança real e consistente do comportamento alimentar.
Com uma prática ligada ao comer com atenção plena te desafio a aproveitar o momento da sua alimentação!
Use os cinco sentidos para perceber as cores, aromas e texturas dos alimentos. Ouça os sons ao seu redor e observe o momento de forma contemplativa, mastigando devagar. Entre uma garfada e outra: respire!
Dessa forma, você terá mais consciência sobre os sinais de fome e saciedade. Quando nos alimentamos de forma consciente em nossa rotina melhoramos nossa saúde, facilitando o processo de digestão, auxiliando na saciedade e por consequência fazendo as pazes com a balança.
Ressaltando que comer com atenção, mastigando bem os alimentos, torna a refeição também uma fonte de prazer, pois o sabor dos alimentos é melhor percebido. Quando você aprecia cada porção da comida, você se sente mais satisfeito depois de comer.
Abraço, Maria Irlan.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perdão: o que isso tem a ver com sua saúde mental?

Como a Psicanálise e a Psicologia Positiva contribuem para o seu Florescimento

Como o cérebro e o intestino se conectam.