O que é Nutrição Comportamental

Por, Maria Irlan - nutricionista
Nutrir o corpo com saúde e vitalidade vai muito além de simplesmente contar calorias. A nutrição comportamental estuda como os seres humanos se relacionam com a alimentação, levando em consideração tanto o consumo de alimentos quanto o comportamento relacionado a ele. Trata-se de uma nutrição baseada no comportamento.

A Nutrição Comportamental propõe a mudança de comportamentos sem perder os significados da alimentação e a capacidade crítica. Ela defende que o foco não seja apenas o peso eliminado pela pessoa, mas sim o bem-estar emocional e a melhora na qualidade da saúde, independentemente, de quantos quilos tenham sido perdidos. Respeitar a fome física e a saciedade, a vontade de comer e obter também prazer por meio da alimentação.
Como resultado desse processo alcançamos uma mudança de mentalidade e hábitos alimentares com mais leveza e adesão, no qual os resultados se fixam de forma mais duradora e natural. Tornando o ato de comer saudável uma experiência prazerosa e contínua.
Para atingir estes objetivos a Nutrição Comportamental defende uma orientação nutricional fundamentada em estratégias de aconselhamento nutricional, técnicas de terapia cognitivo-comportamental, técnicas do comer intuitivo e do comer com atenção plena que possibilitam a mudança real e consistente do comportamento alimentar.
Com uma prática ligada ao comer com atenção plena te desafio a aproveitar o momento da sua alimentação!
Use os cinco sentidos para perceber as cores, aromas e texturas dos alimentos. Ouça os sons ao seu redor e observe o momento de forma contemplativa, mastigando devagar. Entre uma garfada e outra: respire!
Dessa forma, você terá mais consciência sobre os sinais de fome e saciedade. Quando nos alimentamos de forma consciente em nossa rotina melhoramos nossa saúde, facilitando o processo de digestão, auxiliando na saciedade e por consequência fazendo as pazes com a balança.
Ressaltando que comer com atenção, mastigando bem os alimentos, torna a refeição também uma fonte de prazer, pois o sabor dos alimentos é melhor percebido. Quando você aprecia cada porção da comida, você se sente mais satisfeito depois de comer.
Abraço, Maria Irlan.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu filho tem medo de usar o vaso sanitário?

Mulher no Espelho (Pablo Picasso)

Como a Psicanálise e a Psicologia Positiva contribuem para o seu Florescimento