Atividades Lúdicas para as Férias

Por, Vanessa Barros - psicopedagogoa


Durante o ano, as famílias encontram uma rotina cronometrada para fazer com que a rotina de todos se encaixem: trabalho, escola, esporte e atividades extracurriculares entram na dança. Com a chegada das férias escolares, muitos pais enfrentam dificuldades de conseguir gerenciar o tempo das crianças, seja por causa do trabalho ou por conta da quantidade de dias livres, em que mesmo em viagens, as crianças tendem a ficar entediadas.



Confira abaixo uma lista de sugestões de atividades LÚDICAS, o intuito é educar e ensinar se divertindo, e ainda garantem férias inesquecíveis:
1. Faça pipas
Diversão barata e certeira, a pipa ou papagaio pode render um dia repleto. Confira em algum site as instruções de como fazer uma pipa. Na hora de empinar, só não esqueça de ir para um descampado longe de fios de eletricidade. 
2. Aprenda origami 
Para dias chuvosos, que tal aprender a fazer origamis?  Procure com seus filhos um tutorial de como fazer a dobradura de um gato ou cachorro por exemplo.

3. Brinque de jardinagem e plantação

Crianças que vivem em cidades grandes dificilmente têm oportunidade de ter contato com a natureza. Que tal aproveitar o período sem aula para isso? Pode ser uma plantinha pequena, pode ser uma árvore, pode ser até um feijão no algodão. 

4. Faça bolhas de sabão 

As férias pedem atividades ao ar livre. Bolhas de sabão são uma ótima opção. Com um arame moldado, é possível fazer bolhas gigantes!

5. Aprenda arte com papel

Basta um jornal velho, bexigas, cola branca e um pincel para criar vários objetos usando a técnica da papietagem. Encha a bexiga e cubra com várias camadas de papel picado coberto pela cola. Depois de seco, pode virar um vaso, uma luminária ou o que a imaginação inventar.

6. Crie seu próprio brinquedo 

Vale usar material reciclado, tecidos, espigas de milho e o que mais a imaginação permitir. Não esqueça de pedir ajuda aos mais velhos. Muitos avós tinham o costume de fazer seus brinquedos. 
7. Monte peças teatrais 
Que tal montar uma releitura de uma peça que vocês assistiram juntos? Ou quem sabe criar uma história nova? Ou ainda sortear papeis em um envelope cheio de personagens (bruxa, encanador, velha, empresário, criança, fada...) e deixar a peça rolar solta? Não se esqueçam de bolar figurinos e cenários. Uma apresentação para a família também pode ser uma grande estreia bem legal.
8. Separe um tempo para leitura e contação de histórias
Será interessante que os pais apresentem opções de leitura com diversos livros apropriados à faixa etária de cada criança. Deixe-os escolherem os livros e mãos à obra.
9. Dê banho nos brinquedos
Além de deixar os brinquedos e/ou bichinhos de pelúcia mais limpos, a brincadeira ajuda a criar um senso de responsabilidade pelos objetos.

10. Brinque de praia

Não é por que você não foi ao litoral que não pode fingir que foi. Vale fazer todo mundo colocar roupa de banho, fazer brincadeiras características, fazer castelinhos de areia (ou terra) e, com sorte, até quem sabe um banho de mangueira.
* O MAIS IMPORTANTE É SOLTAR A IMAGINAÇÃO!

BOAS FÉRIAS!!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu filho tem medo de usar o vaso sanitário?

Mulher no Espelho (Pablo Picasso)

Como a Psicanálise e a Psicologia Positiva contribuem para o seu Florescimento