3 benefícios da Terapia de Casal

Por, Milena Mendonça
É comum os casais viverem períodos de crise, momentos difíceis e contratempos, e com o decorrer dessas vivências, o casal pode ou não ter o relacionamento desgastado, é neste momento que a terapia de casal pode ajudar.

Na psicoterapia de casal o psicólogo busca conhecer a história do casal e o que os motivou a procurar a terapia. É importante saber se ambos os parceiros têm interesse em continuar a relação, se têm dúvidas quanto a isso ou divergências. Levantamos os assuntos que o casal julga relevante serem  trabalhados e procuramos discutir da maneira mais aberta possível esses tópicos, buscando um ponto de convergência.

Alguns dos principais benefícios da terapia de casal, são:
- Melhorar a comunicação: solidificando o relacionamento, as diferenças de manejo com o outro, de otimizar a compreensão e resolução de problemas.

- Diminuir a tensão entre os dois parceiros: encorajando o progresso individual dos dois membros desde a análise do conflito pode ser uma boa oportunidade para mudar tanto pessoalmente e principalmente como um casal.

- Fortalecimento individual e do casal: ambos sentem mais confiantes em si mesmos e sentem que podem ser eles mesmos no relacionamento, tornando a relação muito mais saudável.

Terapia de casais também pode ser indicada como preparação para pré-casamento, se você quer melhorar a compreensão e relacionamento antes do casamento.

A duração da terapia de casal é em média de três a quatro meses, um trabalho breve para os padrões da psicanálise. A psicoterapia ajuda o casal a entender o que está encoberto por trás das brigas repetitivas que normalmente impedem que o casal consiga ter uma boa convivência. Então os cônjuges terão clareza dos processos inconscientes que os levaram a se escolherem como parceiros e como chegaram ao ponto de divergências. Essa tomada de consciência proporciona uma clareza dos mecanismos em jogo no relacionamento. Principalmente uma tomada de responsabilidade de que num casal não existe um único culpado nem uma única vítima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu filho tem medo de usar o vaso sanitário?

Mulher no Espelho (Pablo Picasso)

O que acontece quando a mãe não está emocionalmente presente?